Caruaru Arretado: Projeto de Extensão da UPE Caruaru Forma Primeira Turma em Caruaru

20160613_144724

O projeto de extensão denominado ConstructMakers: Um Projeto para o Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Médio com a Ferramenta Construct 2, formou sua primeira turma de programadores na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Zacarias Tavares. No total, 5 alunos concluíram o curso, que teve como atividade final a concepção e desenvolvimento de um game completo.  Os alunos concluintes foram premiados com medalhas e foram convidados a divulgar sua experiência na Semana Universitária 2016 da universidade.

O projeto, que é parte integrante do Programa de Extensão Caruaru Arretado, da Universidade de Pernambuco – UPE, tem por objetivo apresentar aos alunos do nível médio conhecimentos sobre lógica de programação, realizando atividades práticas para o desenvolvimento de jogos, desmistificando e tornando divertido o estudo da programação e da matemática. O curso contempla o ensino de conceitos básicos e o desenvolvimento de projetos por parte dos alunos, utilizando a ferramenta Construct 2. Todos os jogos desenvolvidos pelos alunos tiveram como tema “Cidades Inteligentes”, uma tendência mundial relativa ao uso de soluções intensivas de Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento para tornar cidades mais inteligentes.

20160613_143036

O curso teve duração de 12 horas e as aulas foram ministradas pelos alunos da universidade: Álex Guilherme, Leylane Ferreira, Edoarda Pascoal, Pedro Henrique e João Neto e os alunos Élisson Rocha e Marília Nayara foram responsáveis pela aplicação da metodologia de ensino Problem-Based Learning (PBL). O projeto tem a orientação dos docentes Elyda Freitas, Mirele Moutinho e Wylliams Santos.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *