https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/issue/feed Jornada Científica e de Extensão 2023-12-22T17:24:23+00:00 Suporte [email protected] Open Journal Systems <p><strong>Edital para submissão de trabalhos para a Jornada Científica e de Extensão (JCE 2024) da UPE Caruaru </strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A Jornada Científica e de Extensão da UPE Caruaru (JCE) tem como principal objetivo divulgar, apresentar e discutir os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos alunos e docentes da Universidade de Pernambuco, Campus Caruaru. <strong>Submeta seu trabalho neste <a title="Submissão" href="https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/about/submissions">link</a>. </strong></span></p> <p><strong>Aprovação dos artigos:<br /></strong>A aprovação dos artigos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de avaliadores da JCE 2024, sendo aceitos os trabalhos que atingirem uma qualidade mínima para apresentação no evento e publicação nos Anais da JCE 2024.</p> <p><strong>Modalidades das submissões:<br /></strong>Poderão ser submetidos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão (vinculados ou não à projetos aprovados em Editais da UPE), bem como trabalhos que estabeleçam compromissos, parcerias e ações múltiplas na transferência de conhecimentos, tecnologias e competências aos diversos segmentos sociais e culturais, nas áreas de Sistemas de Informação e Administração. A publicação do artigo nos Anais está condicionada a aprovação do trabalho pelos revisores e a apresentação no dia estipulado pela organização da JCE 2024. A premiação dos melhores trabalhos em cada categoria estará restrita aos artigos que tenham alunos de graduação como primeiro autor. <strong>Serão aceitos artigos nas seguintes modalidades:</strong></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Artigos completos</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Pesquisa: resultados consolidados de projetos de pesquisa vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Extensão: resultados consolidados de projetos de extensão vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino. </span></li> </ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos expandidos</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Pesquisa: resultados preliminares de projetos de pesquisa vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Extensão: resultados preliminares de projetos de extensão vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino.</span></li> </ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos simples</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Apenas para atividades de ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino.</span></li> </ul> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">A formatação do artigo deve seguir o padrão adotado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e deverá estar em formato PDF, podendo ser escrito em português ou inglês. Os templates estão disponíveis abaixo para cada modalidade:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;">Artigos Completos e Resumos expandidos: <a href="https://www.sbc.org.br/wp-content/uploads/2024/07/modelosparapublicaodeartigos.zip" target="_blank" rel="noopener">DOC/ODT</a>, <a href="https://www.overleaf.com/latex/templates/sbc-conferences-template/blbxwjwzdngr">Overleaf</a> </span></li> <li><span style="font-weight: 400;">Resumos simples: <a href="https://docs.google.com/document/d/1At5Hh-IkMSCoXL98TPkWio1jRo40lYQy/edit?usp=sharing&amp;ouid=103803123207476276311&amp;rtpof=true&amp;sd=true">Google Docs</a></span></li> </ul> <p><strong>Os artigos terão revisão </strong><strong>duplo cega</strong><strong>. </strong><span style="font-weight: 400;">Dessa forma, o artigo não deve incluir nenhum tipo de identificação das pessoas autoras. Ao longo do texto, deve-se tentar também omitir, na medida do possível, informações que permitam a identificação de autoria. Não serão aceitos artigos que infringirem estas normas. Quanto ao número de páginas, deverão ser respeitados os limites mínimos e máximos conforme a modalidade:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Artigos completos</strong><span style="font-weight: 400;">: no mínimo 8 e no máximo de 10 páginas, excluindo referências bibliográficas, com 15 minutos de apresentação. </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos expandidos</strong><span style="font-weight: 400;">: no mínimo 4 e no máximo de 6 páginas, excluindo referências bibliográficas, com 10 minutos de apresentação.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos simples:</strong><span style="font-weight: 400;"> Entre 1 e 2 páginas, com 7 minutos de apresentação. Válido apenas para atividades de </span><strong>monitoria de disciplinas.</strong></li> </ul> <p><strong>Submissão dos trabalhos:</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Todos os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por este site neste <a title="Submissão" href="https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/about/submissions">link</a>. </span><span style="font-weight: 400;">Nenhum trabalho será aceito se enviado por outros meios.</span></p> <p><strong>Datas importantes:</strong></p> <p>05/07/2024 - Lançamento do edital<br />20/07/2024 - Abertura do sistema para submissão dos trabalhos<br />22/09/2024 - Prazo para a submissão dos trabalhos (novo prazo)<br />09/10/2025 - Notificação dos autores<br />14/10/2024 - Envio da versão final<br />16 e 17/10/2024 - Apresentação dos trabalhos na JCE (mandatório)</p> <p><strong>Coordenação Geral da JCE 2024:</strong></p> <p>Tarcísio Daniel Pontes Lucas<br />[email protected]</p> <p>Raphael Dourado<br />[email protected]</p> <p><strong>Colaboradores:</strong><br />Carlle Gabryelle Silva de Oliveira<br />José Gustavo de Oliveira Cunha<br />Jefferson Lacerda Vasconcelos<br />Patrícia Takako Endo</p> https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/75 Ciˆencia de dados para todos: um programa de extens˜ao para difus˜ao de tecnologias de inteligˆencia artificial 2023-08-28T13:08:46+00:00 Patricia Takako Endo [email protected] Sebastião Rogério [email protected] Kayo Henrique de Carvalho Monteiro [email protected] Élisson da Silva Rocha [email protected] Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva Barros [email protected] Raysa Carla Leal da Silva [email protected] Pˆamela Karolina Dias [email protected] Elyda Freitas [email protected] Mirele Moutinho [email protected] Jackson Florˆencio [email protected] Raphael Dourado [email protected] <p class="p1">A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que combina diversas áreas do conhecimentos para extrair informações a partir de dados brutos. Com a ajuda de diferentes técnicas, é possível identificar padrões que podem ser utilizados em diversas áreas (saúde, engenharia, análise de redes sociais) com diferentes propósitos, como melhorar a eficiência dos processos, desenvolver novos serviços, reduzir custos, aumentar a receita de uma empresa e melhorar a experiência dos usuários. Este artigo apresenta os resultados preliminares do Programa de Extensão denominado "Ciência de Dados para Todos: Um Programa para a Difusão de Tecnologias de Inteligência Artificial", que foi aprovado no Edital PROEC PFA 01/2023. O principal objetivo deste Programa é difundir algumas tecnologias relacionadas à Ciência de Dados através de diferentes tipos de atividades, favorecendo o entorno da UPE Caruaru, e promovendo interação transformadora junto à comunidade caruaruense.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/82 Ciência Transformadora para um Futuro Sustentável: Classificação Automática de Projetos de Pesquisa da Universidade de Pernambuco, Campus Caruaru, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2023-08-28T13:20:21+00:00 Patricia Takako Endo [email protected] Anna Beatriz Silva [email protected] Gabriel Ferreira Masson [email protected] Kayo Henrique de Carvalho Monteiro [email protected] Sebastião Rogério da Silva Neto [email protected] Elisson Rocha [email protected] Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva barros [email protected] Raphael Augusto Dourado [email protected] <p>Este artigo tem como objetivo classificar automaticamente os projetos de pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Caruaru, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), oferecendo uma importante contribuição para que a gestão universitária possa promover pesquisas alinhadas com os ODS, incentivando um impacto mais direto na sociedade e fortalecendo o papel da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Caruaru, como agente de mudança rumo ao desenvolvimento sustentável. O modelo com melhor porcentagem de concordância com rótulos manuais classificou 83 projetos ($\approx$ 70\%) como não-relacionados a nenhum ODS e apresentou predominância do ODS 4 (Educação de Qualidade), com $\approx$ 44\% dos projetos classificados como relacionados a algum ODS. Embora as classificações dos modelos não se assemelhem significativamente à classificação manual, esse estudo preliminar proporciona uma visão panorâmica das conexões entre os projetos de pesquisa desenvolvidos na UPE, Campus Caruaru, e os ODS. Além disso, a metodologia proposta pode ser adotada por outras instituições de pesquisa para otimizar o direcionamento de recursos e estimular a pesquisa com impacto social relevante.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/71 Utilização de modelos de aprendizado de máquina baseados em árvore para predição de baixo peso ao nascer 2023-08-14T21:58:42+00:00 Ana Beatriz Torres Neri [email protected] Patricia Takako Endo [email protected] <p>A falta de acesso a um acompanhamento de saúde de qualidade durante a gestação pode resultar em desfechos negativos, incluindo o baixo peso ao nascer (BPN), que pode incorrer em alto risco de morte ou morbidades ao longo do seu crescimento. Predizer o BPN pode garantir maior qualidade de vida no desenvolvimento da criança e evitar que essas gestações tenham um desfecho negativo, tanto para a mãe quanto para o bebê. O objetivo desta pesquisa consiste em avaliar dois modelos de aprendizado de máquina para a predição de BPN. A avaliação foi composta por um conjunto de dados, dos anos de 2018 a 2020, do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC) do Brasil. Dois modelos de aprendizado de máquina baseados em árvore foram escolhidos para a avaliação e os principais atributos sobre a gestante, o pré-natal e o neonato também foram escolhidos, de acordo com a literatura. O modelo AdaBoost em relação ao XGBoost apresentou um melhor desempenho em cinco das seis métricas de avaliação, com o f1-score resultando em 56.05%, perdendo apenas na sensibilidade. Apesar dos modelos apresentarem métricas com valores baixos e muito próximos, os modelos podem ser aprimorados por meio de novas fontes de dados e seleção de atributos com análise de especialistas, a fim de oferecer uma tomada de decisão precisa ao longo do acompanhamento gestacional.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/79 Visualizando o processo: um dashboard para apoio a professores de cursos à distância no acompanhamento processual da aprendizagem 2023-08-28T13:37:12+00:00 Raphael A. Dourado [email protected] Júlio César Roque da Silva [email protected] José Thiago Torres da Silva [email protected] José Luan da Silva Araújo [email protected] Patrícia Takako Endo [email protected] <p>Este trabalho apresenta um dashboard para auxiliar professores que atuam em cursos EaD a acompanharem e analisarem a aprendizagem de seus alunos de forma processual. A ferramenta foi concebida e desenvolvida através de um processo iterativo de design com etapas de entendimento do problema, prototipação de baixo nível e prototipação de alto nível. O dashboard foi utilizado para analisar uma base de dados real de cursos técnicos EaD de uma escola pública de Pernambuco. Os insights obtidos com a ferramenta sobre esta base mostraram padrões de comportamento que podem auxiliar os professores a entender melhor as estratégias de aprendizagem de seus alunos, intervir em tempo real para melhorar o desempenho dos mesmos e também refletir sobre sua prática docente.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/77 Relatos da Monitoria: Introdução à programação 2023.1 2023-08-28T13:34:10+00:00 gustavo oliveira' [email protected] Jackson Florencio [email protected] <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>Neste artigo, nosso foco é explorar as diversas metodologias e técnic<strong><!-- O quue está aqui no Abstract é o resumo. No abstract vocẽ coloca esse texto traduzido para o Inglês --></strong>as empregadas no desenvolvimento da lógica de programação, particularmente no contexto da monitoria de Introdução à Programação. A lógica de programação desempenha um papel fundamental no estabelecimento dos alicerces necessários para a compreensão de algoritmos e estruturas de dados, formando a base sobre a qual os futuros programadores construirão suas habilidades. Como monitores, o desafio reside em transmitir esses conceitos de maneira eficaz e acessível aos alunos, incentivando a assimilação profunda e a aplicação prática dos princípios aprendidos. Ao longo deste artigo, iremos examinar cuidadosamente várias abordagens que têm sido empregadas na educação da lógica de programação. Vamos destacar as metodologias que têm demonstrado ser particularmente eficazes ao auxiliar os alunos a superar os obstáculos iniciais e a consolidar sua compreensão. Adicionalmente, exploraremos técnicas que incentivam a interação ativa dos estudantes com os conceitos, utilizando recursos visuais, exemplos do mundo real e exercícios práticos. O objetivo final é fornecer uma visão abrangente das estratégias que podem ser adotadas para tornar o processo de ensino e aprendizagem da lógica de programação na monitoria mais envolvente e bem-sucedida.</em></span></span></span></p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/84 Comunicação integrada para a Universidade de Pernambuco campus Caruaru - Visão docente e dos funcionários 2023-08-16T14:58:52+00:00 Raysa Carla Leal da Silva [email protected] Bruno Felix Pinto [email protected] Carlle Gabryelle Silva de Oliveira [email protected] Italo Gabriel Santana da Silva [email protected] Marcelo de Oliveira Barbosa [email protected] Mirele Moutinho Lima [email protected] Sônia Regina Fortes da Silva [email protected] <p><em><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no Campus Caruaru da Universidade de Pernambuco, com o objetivo de analisar e propor a implementação de um programa de comunicação destinado aos docentes e servidores. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa exploratória, empregando um formulário online com dezesseis perguntas para identificar os canais de comunicação mais utilizados e caracterizar a comunicação através desses meios. A iniciativa visou aprimorar a comunicação entre os funcionários na instituição, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias de comunicação mais eficientes e eficazes.</span></em></p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/80 Monitoria na Disciplina de Extensão de Inglês Técnico 2023-08-16T15:02:43+00:00 Anna Beatriz Silva [email protected] Elyda Freitas [email protected] <p>A monitoria visa o comprometimento em detectar, auxiliar e sanar as dúvidas e dificuldades que porventura surgem após as aulas regulares do estudante. Este artigo busca relatar o projeto de monitoria da Disciplina de Extensão (DCExt) Inglês Técnico, o qual busca compreender e identificar novos meios de resolução de problemas enfrentados pelos alunos, com abordagens e métodos que foram vivenciados durante as etapas da monitoria.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/70 Metodologia Ativa no Ensino de Mineração de Dados 2023-08-10T21:31:41+00:00 Gabriel Masson [email protected] Patricia Takako Endo [email protected] <p>A disciplina de Mineração de Dados do curso de Sistema de Informação da Universidade de Pernambuco, Campus Caruaru possui uma abordagem teórica e prática, no entanto, muitos alunos adotam uma postura passiva em relação ao ensino. A fim de tornar o aluno como protagonista de seu aprendizado, a metodologia ativa foi utilizada para engajá-los, sendo aplicado o método de Aprendizado Baseado em Problema (ABP) por meio da escrita de um artigo. Este artigo apresenta a metodologia utilizada para monitoria da disciplina, tendo como foco o engajamento do monitor e dos alunos matriculados.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/78 ADE Cipher: Um Algoritmo de Criptografia Simétrica Utilizando Tabelas de Caracteres Binários 2023-08-28T14:52:43+00:00 Artur Santos Loureiro [email protected] Erika Carlos Medeiros [email protected] Diogo Albanez Lucena [email protected] <p>Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação de um novo algoritmo de criptografia simétrica, denominado "ADE Cipher". O algoritmo utiliza tabelas de caracteres binários com chaves formadas por números binários aleatórios para garantir a confidencialidade das mensagens. O objetivo é superar desafios criptoanalíticos e proporcionar uma camada adicional de segurança por meio da utilização de múltiplas tabelas de caracteres. O processo de criptografia envolve a substituição de caracteres por sequências binárias correspondentes nas tabelas, as quais são identificadas por identificadores. O algoritmo é projetado para ser compreensível e de fácil uso, contribuindo para a educação em programação. Embora tenha sido testado em ambiente controlado, recomenda-se futuras análises em cenários reais para avaliar sua eficiência e aplicabilidade.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/73 Polo de Práticas: 2023-08-28T13:08:09+00:00 Adriana Cordeiro [email protected] Renata Maria de Moura [email protected] <p>Este relato de experiência detalha a vivência da monitoria do 1º período de Administração da Universidade de Pernambuco, ligada à disciplina de DCExt Introdução à Administração. No trabalho, é possível observar um conteúdo detalhado do trabalho de participação nas atividades teóricas e práticas da disciplina, com o papel intermediador entre a docente e os calouros.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/66 Avaliação da Qualidade de Serviços em uma Empresa do Ramo de Confecções do Agreste Pernambucano 2023-08-28T12:45:43+00:00 Juliana de Carvalho Herculano [email protected] Adriana Cordeiro [email protected] <p>Este estudo teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos clientes e seu perfil em relação à qualidade dos serviços prestados por uma empresa de moda praia e fitness. Foi realizado survey junto a 199 clientes da empresa. A escala SERVQUAL foi usada para analisar os diferentes aspectos relacionados à qualidade dos serviços. Os resultados indicaram que a empresa tem sido bem avaliada em termos de confiabilidade e responsividade, e mal avaliada em variáveis de empatia, confiabilidade e segurança. Os resultados podem ser utilizados pela empresa para realizar mudanças e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/74 Gestão da Mobilidade: 2023-08-16T15:41:39+00:00 Rayane Barbosa Silva [email protected] Adriana Cordeiro [email protected] <p>Este estudo investiga o campo das políticas de mobilidade urbana. A pesquisa, em andamento, busca prover conhecimentos proveitosos à avaliação de políticas voltadas à caminhabilidade em cidades brasileiras. O objetivo é o de analisar como dimensões operacionais de caminhabilidade são apresentadas de planos municipais de mobilidade urbana. Trata-se de estudo qualitativo, com uso de pesquisa documental e análise de documentos de políticas.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023) https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/72 Cidades, Pedestres e Políticas públicas: 2023-08-14T21:59:38+00:00 Renan Ivo Almeida Luna [email protected] Adriana Cordeiro [email protected] <p>Este trabalho tem como objetivo descrever os aspectos centrais do MobilidadeRecife, como plano de mobilidade urbana municipal, instituído via Lei Municipal nº 18.887/ 2021, ligados ao pedestrianismo. O MobilidadeRecife se propõe a dar prioridade a pedestres e ciclistas, enfatizando ações voltadas a assegurar a integridade física desses atores e diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Jornada Científica e de Extensão (JCE 2023)