Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce <p><strong>Edital para submissão de trabalhos para a Jornada Científica e de Extensão (JCE 2024) da UPE Caruaru </strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A Jornada Científica e de Extensão da UPE Caruaru (JCE) tem como principal objetivo divulgar, apresentar e discutir os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos pelos alunos e docentes da Universidade de Pernambuco, Campus Caruaru. <strong>Submeta seu trabalho neste <a title="Submissão" href="https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/about/submissions">link</a>. </strong></span></p> <p><strong>Aprovação dos artigos:<br /></strong>A aprovação dos artigos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de avaliadores da JCE 2024, sendo aceitos os trabalhos que atingirem uma qualidade mínima para apresentação no evento e publicação nos Anais da JCE 2024.</p> <p><strong>Modalidades das submissões:<br /></strong>Poderão ser submetidos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão (vinculados ou não à projetos aprovados em Editais da UPE), bem como trabalhos que estabeleçam compromissos, parcerias e ações múltiplas na transferência de conhecimentos, tecnologias e competências aos diversos segmentos sociais e culturais, nas áreas de Sistemas de Informação e Administração. A publicação do artigo nos Anais está condicionada a aprovação do trabalho pelos revisores e a apresentação no dia estipulado pela organização da JCE 2024. A premiação dos melhores trabalhos em cada categoria estará restrita aos artigos que tenham alunos de graduação como primeiro autor. <strong>Serão aceitos artigos nas seguintes modalidades:</strong></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Artigos completos</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Pesquisa: resultados consolidados de projetos de pesquisa vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Extensão: resultados consolidados de projetos de extensão vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino. </span></li> </ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos expandidos</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Pesquisa: resultados preliminares de projetos de pesquisa vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Extensão: resultados preliminares de projetos de extensão vinculados ou não a editais.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino.</span></li> </ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos simples</strong><span style="font-weight: 400;">: </span></li> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="2"><span style="font-weight: 400;">Apenas para atividades de ensino: relatos de experiência de monitoria, métodos de ensino e demais atividades relacionadas ao ensino.</span></li> </ul> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">A formatação do artigo deve seguir o padrão adotado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e deverá estar em formato PDF, podendo ser escrito em português ou inglês. Os templates estão disponíveis abaixo para cada modalidade:</span></p> <ul> <li><span style="font-weight: 400;">Artigos Completos e Resumos expandidos: <a href="https://www.sbc.org.br/wp-content/uploads/2024/07/modelosparapublicaodeartigos.zip" target="_blank" rel="noopener">DOC/ODT</a>, <a href="https://www.overleaf.com/latex/templates/sbc-conferences-template/blbxwjwzdngr">Overleaf</a> </span></li> <li><span style="font-weight: 400;">Resumos simples: <a href="https://docs.google.com/document/d/1At5Hh-IkMSCoXL98TPkWio1jRo40lYQy/edit?usp=sharing&amp;ouid=103803123207476276311&amp;rtpof=true&amp;sd=true">Google Docs</a></span></li> </ul> <p><strong>Os artigos terão revisão </strong><strong>duplo cega</strong><strong>. </strong><span style="font-weight: 400;">Dessa forma, o artigo não deve incluir nenhum tipo de identificação das pessoas autoras. Ao longo do texto, deve-se tentar também omitir, na medida do possível, informações que permitam a identificação de autoria. Não serão aceitos artigos que infringirem estas normas. Quanto ao número de páginas, deverão ser respeitados os limites mínimos e máximos conforme a modalidade:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Artigos completos</strong><span style="font-weight: 400;">: no mínimo 8 e no máximo de 10 páginas, excluindo referências bibliográficas, com 15 minutos de apresentação. </span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos expandidos</strong><span style="font-weight: 400;">: no mínimo 4 e no máximo de 6 páginas, excluindo referências bibliográficas, com 10 minutos de apresentação.</span></li> <li style="font-weight: 400;" aria-level="1"><strong>Resumos simples:</strong><span style="font-weight: 400;"> Entre 1 e 2 páginas, com 7 minutos de apresentação. Válido apenas para atividades de </span><strong>monitoria de disciplinas.</strong></li> </ul> <p><strong>Submissão dos trabalhos:</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Todos os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por este site neste <a title="Submissão" href="https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/about/submissions">link</a>. </span><span style="font-weight: 400;">Nenhum trabalho será aceito se enviado por outros meios.</span></p> <p><strong>Datas importantes:</strong></p> <p>05/07/2024 - Lançamento do edital<br />20/07/2024 - Abertura do sistema para submissão dos trabalhos<br />22/09/2024 - Prazo para a submissão dos trabalhos (novo prazo)<br />09/10/2025 - Notificação dos autores<br />14/10/2024 - Envio da versão final<br />16 e 17/10/2024 - Apresentação dos trabalhos na JCE (mandatório)</p> <p><strong>Coordenação Geral da JCE 2024:</strong></p> <p>Tarcísio Daniel Pontes Lucas<br />[email protected]</p> <p>Raphael Dourado<br />[email protected]</p> <p><strong>Colaboradores:</strong><br />Carlle Gabryelle Silva de Oliveira<br />José Gustavo de Oliveira Cunha<br />Jefferson Lacerda Vasconcelos<br />Patrícia Takako Endo</p> pt-BR [email protected] (Suporte) [email protected] (Suporte) Thu, 20 Mar 2025 21:42:37 +0000 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Um Resumo da experiência de monitoria nas disciplinas de Cálculo no semestre 2024.1. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/91 <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;A monitoria acadêmica é uma atividade complementar oferecida em diversas disciplinas universitárias com o objetivo de auxiliar os alunos em suas jornadas de aprendizado. Geralmente, essa prática é realizada por estudantes mais experientes ou que já tenham obtido um bom desempenho na disciplina, sob a supervisão de um professor. A monitoria permite, além de um possível suporte durante a execução das aulas ordinárias, ministradas pela professora orientadora, oferece principalmente suporte adicional, num horário diferente do regular de aulas, proporcionando aos alunos um espaço para esclarecer dúvidas, praticar o conteúdo e desenvolver suas habilidades de forma colaborativa. No caso do componente curricular </span><em><span style="font-weight: 400;">Introdução ao Cálculo</span></em><span style="font-weight: 400;">, no semestre 2024.1, a monitoria desempenhou um papel fundamental ao fornecer uma estrutura de apoio contínuo, para garantir que os alunos pudessem superar os desafios do conteúdo de cálculo de maneira eficaz. A monitoria apoiou os alunos na compreensão dos conteúdos usando a metodologia de fornecer explicações detalhadas a resolução de listas de exercícios, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo, tanto no formato presencial quanto online, para ser mais inclusivo e amplo, auxiliando e esclarecendo dúvidas. Na metodologia utilizada, foram adotadas aulas tanto no formato presencial, que ocorreram às segundas-feiras, das 13h às 15h, enquanto as sessões online foram realizadas às quartas-feiras, das 15h às 17h. Os monitores, atuando sob a coordenação da professora orientadora, utilizaram plataformas digitais, como Jamboard e Mimo, para facilitar a interação e promover feedback instantâneo nas atividades, ajustando-se às necessidades dos alunos e às exigências do ensino remoto, e incentivando à prática constante e desenvolvimento de estratégias pedagógicas que pudessem atender aos diferentes ritmos de aprendizado. Concluiu-se que a monitoria foi uma oportunidade valiosa, tanto para o desenvolvimento dos alunos, quanto dos monitores, enriquecendo suas competências em ensino e aprendizagem e preparando-os para desafios futuros no contexto acadêmico e profissional. Desafios como a gestão do tempo, a diversidade de estilos de aprendizagem e a baixa participação dos alunos foram superados por meio de inovações tecnológicas e abordagens flexíveis, participativas, com construção colaborativa, onde o aluno atua na construção da resolução. Possibilitou-se assim que o conteúdo transmitido de maneira eficiente fosse assimilado. Por fim, apesar das dificuldades, 80% dos alunos que participaram das monitorias foram aprovados por média, enquanto 83% dos que não participaram foram reprovados, evidenciando o impacto positivo da monitoria no desempenho acadêmico. A experiência nessa primeira etapa do projeto contribuiu para o crescimento acadêmico e profissional dos monitores, aprimorando suas habilidades interpessoais e pedagógicas, como paciência, empatia e comunicação clara, além de destacar a importância da flexibilidade e da inovação no ensino remoto e presencial. Dessa forma,&nbsp; na continuação do projeto, no semestre 2024.2, a monitoria de Cálculo Diferencial e Integral, que já está em execução, estão sendo novamente implementadas essas técnicas de ensino e aprendizagem com encontros semanais nos mesmos dias e horários anteriormente estipulados. Assim, espera-se que os alunos participantes consigam um resultado similar ou superior ao obtido anteriormente, para que o impacto positivo da monitoria se perpetue mais uma vez durante o semestre.</span></p> Thulio Aleixo Bezerra Brito, Keisy Lizandra Silva Vasconcelos, Allan Miller Silva Lima, Mirele Moutinho Lima Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/91 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Explorando Determinantes do Baixo peso ao nascer entre grupos vulneráveis no Brasil: uma análise com base em mineração de dados e big data https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/112 <p>Este estudo explora o baixo peso ao nascer (BPN) em famílias de baixa renda no Brasil, utilizando técnicas de mineração de subgrupos para identificar fatores relacionados ao BPN. Foram analisados dados socioeconômicos, registros de nascimento e programas governamentais. Os resultados mostram que fatores como poucas consultas pré-natais, baixa escolaridade materna e mães adolescentes podem aumentar o risco de BPN, enquanto o Bolsa Família pode ajudar a reduzi-lo. O estudo destacou variações regionais e a importância de intervenções personalizadas, criando um painel para visualizar os dados por cidade.</p> gustavo oliveira', Tarcísio Lucas Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/112 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Experiência de Monitoria Resumo da experiência de monitoria na disciplina Programação 2 no semestre de 2024.1. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/99 <p>A monitoria na disciplina Programação 2 no semestre 2024.1 focou no paradigma de Orientação a Objetos (OO), cobrindo conceitos essenciais como classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento e abstração. A disciplina visou capacitar os alunos a desenvolver softwares robustos e reutilizáveis, aplicando boas práticas de programação. O monitor ofereceu suporte em questões como configuração de ambientes, versionamento de código (Git), gerenciamento de dependências (Maven) e testes unitários, ajudando os alunos a entender e aplicar os conceitos fundamentais de OO. A monitoria proporcionou um espaço personalizado para resolver dúvidas, com sessões práticas que reforçaram o aprendizado de temas como herança e polimorfismo. Embora a adesão tenha sido menor que o esperado, os participantes aproveitaram bem as sessões. O monitor também ressaltou a experiência como uma oportunidade de desenvolver suas habilidades didáticas e técnicas, sendo elogiado pelo professor pela sua responsabilidade e comprometimento.</p> gustavo oliveira', Jackson Raniel Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/99 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Monitoria Acadêmica em Geometria Analítica https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/97 <p>Este resumo tem como objetivo apresentar a experiência da monitoria na disciplina de Geometria Analítica, durante o semestre fui designado a auxiliar o professor realizando atividades pós aulas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos na disciplina. Foram realizadas atividades como o envio de materiais com questões selecionadas do livro didático utilizado, envio de links de vídeos, além do acompanhamento nas terças-feiras com a resolução das questões com maiores dificuldades por parte dos alunos. Durante a monitoria, diversos desafios foram identificados e gradualmente solucionados ao longo dos encontros, com ênfase especial na superação das dificuldades em matemática básica.</p> Alex Borges, Vitorio Fernandes Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/97 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Redes de Computadores 1 no semestre de 2024.2. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/106 <p>urante o semestre de 2024.2, na disciplina Redes de Computadores<br>1, foram explorados diversos conceitos fundamentais de redes de<br>comunicação, com foco nos protocolos DNS (Domain Name System) e ICMP<br>(Internet Control Message Protocol). Além disso, os alunos realizaram<br>atividades práticas utilizando o software Cisco Packet Tracer para simulação<br>e configuração de redes. Tópicos abordados incluíram a criação e<br>configuração de VLANs (Virtual Local Area Networks), roteamento com RIP<br>(Routing Information Protocol) nas versões 1 e 2, e o uso de listas de controle<br>de acesso (Access-List), com ênfase nas variantes padrão e established,<br>visando a filtragem eficiente de pacotes. O protocolo OSPF (Open Shortest<br>Path First) também foi trabalhado, com foco na otimização do roteamento em<br>redes mais complexas.<br>A participação dos alunos foi ativa, especialmente nas atividades práticas com<br>o Cisco Packet Tracer, onde puderam aplicar diretamente os conceitos teóricos<br>discutidos em sala. No entanto, surgiram dúvidas recorrentes a respeito da<br>configuração correta das VLANs e da implementação de listas de controle de<br>acesso (ACLs), principalmente no que tange à distinção entre ACLs padrão e<br>as estabelecidas. Muitos estudantes também relataram dificuldade inicial em<br>compreender o funcionamento detalhado dos protocolos de roteamento RIP e<br>OSPF, e como integrá-los adequadamente nas topologias de rede.</p> Thiago Torres Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/106 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 O Acolhimento Emocional: Ação Fortalecedora Psicossocial e Psicopedagógica https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/95 <p><em><span style="font-weight: 400;">A pandemia evidenciou um ambiente nem sempre visível das relações de trabalho, de família e interpessoais que, tradicionalmente, eram mantidas separadas e distanciadas do ambiente acadêmico. Isso provocou a instituição UPE a rever as relações interpessoais e profissionais nos processos ensino-aprendizagem. Assim, o Projeto de fortalecimento de vínculos sociais e pedagógicos como saúde mental veio a contribuir para o acolhimento e apoio psicossocial e psicopedagógico aos estudantes do Campus Caruaru, através de atividades de escuta, orientação e relaxamento, através de encontros sistemáticos com profissionais habilitados.</span></em></p> Raysa Carla Leal da Silva, Sônia Fortes, Mirele Moutinho, Cinthya Alves Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/95 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Programação 1 no semestre de 2024.1. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/104 <p>A experiência de monitoria na disciplina Programação 1, ofertada<br>no semestre 2023.2 no Campus Caruaru da Universidade de Pernambuco,<br>proporcionou uma valiosa oportunidade de aprofundamento em conteúdos<br>fundamentais de programação, especialmente utilizando a linguagem C. A<br>disciplina abrangeu uma gama de tópicos importantes, incluindo<br>recursividade, alocação de memória dinâmica, manipulação de arquivos e<br>estruturas de dados como listas, filas e pilhas.<br>Durante as monitorias, os principais desafios dos alunos envolveram a<br>compreensão e aplicação de conceitos como ponteiros e modularização de<br>código, especialmente ao lidar com problemas de alocação dinâmica de<br>memória e manipulação de estruturas complexas. A monitoria focou em<br>oferecer suporte em momentos cruciais do desenvolvimento de projetos<br>práticos e no reforço de conceitos teóricos abordados nas aulas.<br>A participação ativa em atividades como a orientação de projetos e a<br>preparação para avaliações foi uma parte significativa da atuação do monitor,<br>sendo essenciais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos em<br>decompor problemas complexos em módulos e implementar soluções<br>eficientes.</p> Thiago Torres Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/104 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Vulnerabilidade Sócio Digital em Questão: Uma experiência em inclusão e letramento digital na comunidade e na Universidade https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/93 <p>Este artigo descreve uma experiência extensionista realizada por estudantes de Sistemas de Informação, curso da área de Computação, em comunidades diversas do agreste pernambucano, investigando e articulando realidade e informação, buscando contribuir para o processo de inclusão e letramento digital, através de cursos, conforme a demanda da população-alvo, de forma que este conhecimento se transforme em saberes para a superação de dificuldades atuais na vida e na profissão. A pesquisa-ação constatou resultados favoráveis conforme o avanço dos participantes no uso de programas e de rede para navegação e solução de problemas pessoais e profissionais sejam da vida e da pesquisa e estudo na academia.</p> Kaiky Ferreira, Sônia Fortes, Mirele Moutinho, Elyda Freitas, Jackson Florêncio Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/93 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Concepção, construção e avaliação de um dashboard para apoio à tomada de decisão na UPE com base nos dados da avaliação de desempenho docente (RAD). https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/113 <p>O relatório de atividades docentes (RAD) é uma publicação anual que contém informações relevantes para gestores da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre o desempenho dos professores nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Neste trabalho, propomos um dashboard para exploração destes dados e apoio à decisão na Universidade. A metodologia foi organizada em etapas iterativas de entendimento do problema, ideação, desenvolvimento e implantação. Foi realizada também uma avaliação da ferramenta desenvolvida através de entrevista com um gestor de campus da UPE, através da qual foi possível mapear os pontos fortes, cenários de uso, e pontos de melhoria. Uma versão final da ferramenta, incorporando as sugestões recebidas, foi implantada em produção e está disponível para a comunidade acadêmica.</p> Igor Azevedo, Patricia Takako Endo, Raphael Augusto de Sousa Dourado Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/113 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Introdução à Programação no semestre de 2024.1 https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/100 <p data-pm-slice="1 1 []">Resumo acerca da experiência na disciplina de Introdução à Programação no curso de Sistemas de Informação da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Caruaru, destacando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos ingressantes.</p> Kaio Vinícius, Jackson Raniel Florêncio da Silva Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/100 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Inteligência Artificial no semestre de 2024.1. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/87 <p>Este resumo apresenta a experiência de monitoria em Inteligência Artificial, destacando o uso de ferramentas como WhatsApp e Discord para comunicação eficiente e suporte personalizado aos alunos. Reuniões presenciais complementaram o processo, revisando conceitos e abordando dificuldades. Os tópicos cobertos incluíram Aprendizado por Reforço, Algoritmo Genético, Busca Local, entre outros. Uma atividade legado com interface gráfica para o problema das 8 rainhas facilitou o entendimento prático dos alunos. A monitoria teve impacto positivo, promovendo um ambiente acessível e reforçando a confiança dos alunos em resolver problemas complexos.</p> Guilherme Silveira Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/87 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Monitoria na disciplina de Banco de Dados II: Um relato de experiência no semestre de 2024.1 https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/98 <p><span style="font-weight: 400;">A monitoria na disciplina de Banco de Dados II é um projeto de suporte e suplementação que, no semestre de 2024.1, foi um instrumento de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de reforçar conteúdos e esclarecer dúvidas, a monitoria incluiu aulas de revisão, debates e reuniões online, por meio da plataforma Google Meet. A monitoria ofereceu suporte adicional para complementar o ensino e facilitar a compreensão de conceitos abordados em sala de aula pela professora. Os principais tópicos abordados na monitoria foram sobre o funcionamento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, especialmente sobre gerenciamento de transações e controle de concorrência, com gravações disponibilizadas para posterior consulta. As atividades da monitoria incluíram revisões de conteúdo, esclarecimento de dúvidas e discussões sobre atividades práticas, com o objetivo de aprofundar a compreensão e aplicação desses conceitos. Além disso, as aulas de revisão foram ajustadas conforme a necessidade dos alunos, para abordar tópicos específicos em que os estudantes apresentavam maiores dificuldades. Organizada semanalmente, a monitoria contou com um diferencial: aulas de revisão gravadas, debates via WhatsApp e reuniões online pelo Google Meet, gravadas e disponibilizadas no Google Drive para acesso posterior, atendendo aos alunos que não puderam participar presencialmente. Essa abordagem flexível aumentou o acesso ao conteúdo e facilitou o aprendizado. As sessões de revisão e debate foram planejadas para cobrir os principais pontos da matéria e proporcionar uma interação mais dinâmica com o material, permitindo aos alunos uma melhor preparação para as avaliações. A monitoria foi uma experiência de valor significativo, principalmente devido ao apoio contínuo da professora orientadora. O treinamento inicial e as orientações regulares foram importantes para a execução das atividades de maneira eficaz, fornecendo uma base sólida para a organização das aulas e correções. Essa comunicação constante fez com que a organização das aulas de revisão e as correções fossem executadas corretamente. No entanto, um dos principais desafios foi desenvolver um método que pudesse atender a todos os alunos de forma justa, sem exigir recursos excessivos ou comprometer o tempo disponível. Além disso, conciliar a monitoria com outras responsabilidades acadêmicas e pessoais foi um desafio adicional para os dois monitores. Entretanto, essa barreira foi superada através do acompanhamento diário informal e da constante disponibilidade dos monitores por meio de ferramentas virtuais, como WhatsApp e Google Meet. Essas ferramentas permitiram oferecer suporte contínuo e resolver dúvidas de forma ágil, mesmo fora do horário das atividades presenciais. A integração dessas ferramentas com as atividades da monitoria facilitou a comunicação e a resolução de problemas, garantindo que os alunos pudessem obter o suporte necessário a qualquer momento. Em 2024.2, e diferente dos últimos semestres, a disciplina de Banco de Dados II não teve estudantes reprovados, podendo a monitoria ter contribuído para essa situação de sucesso. A participação ativa dos alunos nas atividades, juntamente com a ausência de reprovações, indica que a abordagem adotada pode ter sido bem-sucedida. Apesar dos desafios, como a falta de uma avaliação formal da eficácia da monitoria e a dificuldade de coordenar horários com os alunos, o contato contínuo e a abordagem flexível dos monitores proporcionaram uma experiência proveitosa, contribuindo positivamente para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal e profissional. </span></p> João Paulo, João Pedro, Elyda Freitas Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/98 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Monitoria na Graduação de Sistemas de Informação: Experiência em Escrita Científica https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/96 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta uma análise das atividades e resultados da monitoria na disciplina de Escrita Científica, que teve como objetivo principal capacitar os alunos de graduação na elaboração de textos científicos e na condução de um Projeto de Extensão direcionado a estudantes do ensino médio. A monitoria enfatizou a importância da escrita científica para o progresso acadêmico e profissional, abordando desde conceitos básicos até a aplicação prática de ferramentas como Overleaf e Mendeley. O artigo também discute os desafios enfrentados pelos alunos durante o projeto, oferecendo ideias para o aprimoramento contínuo das práticas de ensino na Universidade de Pernambuco.</span></p> João Victor Medeiros Salgado, Camila Jullyane dos Santos Silva, Sônia Regina Fortes da Silva Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/96 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Programação 4 no semestre de 2024.1. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/105 <p>Este resumo descreve a experiência de monitoria na disciplina<br>Programação 4, ofertada no campus Caruaru da Universidade de<br>Pernambuco no semestre de 2024.1. Ao longo da disciplina, os alunos foram<br>introduzidos ao desenvolvimento web básico utilizando HTML, CSS e<br>JavaScript, seguido pela criação de APIs com Python Flask e integração com<br>o ORM SQLAlchemy. Além disso, foi explorado o desenvolvimento de frontend<br>com Vue.js e o uso do backend com Node.js, integrando o banco de dados via<br>Prisma. A monitoria envolveu o suporte aos alunos na implementação dos<br>conceitos práticos, resolução de dúvidas e acompanhamento dos projetos.<br>Durante as monitorias, as principais dúvidas dos alunos envolveram o<br>funcionamento das rotas em APIs Flask, a integração entre o frontend<br>desenvolvido em Vue.js e o backend em Node.js, além do uso eficiente do ORM<br>Prisma para consultas mais complexas no banco de dados. Também foram<br>frequentes questões sobre a estruturação de projetos, organização de código e<br>como lidar com erros de compatibilidade entre versões de bibliotecas. As<br>atividades de monitoria proporcionaram suporte para a superação desses<br>desafios, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados.</p> Thiago Torres Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/105 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Programa LABCEITE: Laboratórios Consorciados de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/94 <p>O Laboratórios Consorciados de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica – LabCEITE da UPE/Caruaru desenvolve projetos no objetivo comum de construir uma qualidade formativa sustentável do ser humano contemporâneo. A opção metodológica são intervenções extensionistas presenciais e online, através da escuta, ocorrendo na UPE, no formato cursos, eventos e projetos de intervenção em comunidades do agreste, buscando a formação em empreendedorismo com Tecnologias Digitais em Inovações Educacionais e Comerciais. Desta forma, as ações tendem a tornar cada Laboratório do campus, seja LAMIE, EducATIVA, LADFin, mais forte institucionalmente na região do Agreste.</p> Kaiky Ferreira, Daniel Alves, Sônia Fortes, Mirele Moutinho, Jackson Florêncio, Paula Gonçalves Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/94 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Desenvolvimento e avaliação de um dashboard para visualização de padr˜oes sequenciais de aprendizagem https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/115 <p>A pesquisa foca nas dificuldades enfrentadas por professores de ensino a distˆancia, como comunicação limitada e falta de ferramentas visuais para acompanhar o progresso dos alunos. O sistema utiliza mineração de padr˜oes sequenciais (SPM) para identificar comportamentos dos alunos em plataformas de ensino, com os resultados sendo visualizados em um dashboard interativo que permite o acompanhamento de m´etricas como participação, tempo de interação e notas, auxiliando na tomada de decis˜oes educacionais. Os resultados foram obtidos atrav´es de uma avaliação de usabilidade, que apontou melhorias necess´arias no sistema, como maior clareza visual e organização das funcionalidades. O artigo conclui que, embora o sistema seja valioso, ainda precisa de ajustes para melhorar a experiˆencia do usu´ario.</p> Thiago Torres, Samuel Henrique Santos Silva, Raphael Augusto de Souza Dourado Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/115 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo da experiência de monitoria na disciplina Programação 3 no semestre de 2024.2. https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/103 <p><strong><em>Resumo.</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> A Programação 3, oferecida no 4.º período do curso de Sistemas de Informação, envolve 30 estudantes e visa o desenvolvimento de competências essenciais no contexto da programação orientada a objetos (POO). O objetivo principal da disciplina é que os alunos compreendam, de maneira prática e teórica, o fluxo de trabalho em equipes de desenvolvimento de software orientado a objetos, a modularização de sistemas, além do conhecimento sobre refatoração de código, um conceito vital para a manutenção e evolução de sistemas complexos. A disciplina também explora a diferença fundamental entre algoritmos e sistemas de software, estabelecendo uma base sólida para que os alunos compreendam as distinções e aplicabilidades de cada um. Outro ponto central da disciplina é a capacitação dos alunos para criar e manter o versionamento de softwares, utilizando ferramentas modernas e boas práticas que possibilitam a entrega contínua e incremental de sistemas orientados a objetos. As aulas buscam proporcionar uma visão clara sobre como criar camadas modularizadas em sistemas, o que é essencial para tornar o software mais manutenível e flexível, facilitando futuras expansões e adaptações. Além disso, os alunos aprendem a identificar ameaças potenciais em projetos de software, como problemas de segurança e vulnerabilidades, que podem comprometer o desenvolvimento e a operação de sistemas. A refatoração contínua, baseada nos resultados de testes de unidade, é uma prática central para melhorar a qualidade do código e torná-lo mais eficiente ao longo do tempo. A disciplina enfatiza a importância de padrões de projeto orientado a objetos, incentivando os estudantes a aplicarem tais paradigmas de forma consciente e eficiente sempre que necessário. Esse conhecimento prático é vital para que os futuros profissionais possam adaptar e escalar seus projetos conforme a demanda, sem comprometer o desempenho ou a estrutura do código. A monitoria tem desempenhado um papel essencial no suporte aos alunos, ocorrendo duas vezes por semana. Um desses encontros é presencial, enquanto o outro ocorre de forma opcional via Discord, permitindo maior flexibilidade para os estudantes participarem. Na monitoria, os tópicos abordados incluem organização de código e práticas de entrega contínua e integração contínua (CI/CD). O trabalho do monitor é de extrema importância para que os alunos possam compreender e utilizar ferramentas que ajudam na organização do código e na automação de processos, essenciais para o desenvolvimento de software moderno. Além de promover boas práticas, como a eliminação de códigos mal escritos, a mitigação de vulnerabilidades, entre outros, a monitoria também oferece suporte contínuo para que os alunos apliquem esses conhecimentos, na prática, melhorando a qualidade dos projetos desenvolvidos ao longo do curso. Essa orientação prática tem impacto direto na capacidade dos alunos em lidar com desafios reais do desenvolvimento de software, promovendo uma curva de aprendizado constante. A participação do Professor Dr. Jackson Florencio tem sido de grande importância nesse processo, uma vez que ele oferece uma orientação constante para os estudantes, especialmente para aqueles que têm mais dificuldade em acompanhar o ritmo da disciplina. Seu suporte técnico e acadêmico é complementado com o trabalho da monitoria, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e eficaz. As orientações do professor, em conjunto com a monitoria, permitem que os alunos desenvolvam não só habilidades técnicas, mas também um entendimento profundo sobre os processos de aprendizado. Adicionalmente, muitos alunos têm buscado suporte fora do horário regular, utilizando plataformas de comunicação assíncrona para resolver dúvidas e problemas técnicos. Esse acompanhamento personalizado fora do horário de aula tem sido fundamental para garantir o progresso contínuo dos alunos e a consolidação do aprendizado. Dessa forma, o desenvolvimento técnico não se restringe ao tempo em sala de aula, permitindo que os estudantes evoluam no ritmo adequado, mesmo fora dos encontros formais. Portanto, vemos que tal monitoria é essencial para que todos os alunos, principalmente, os estudantes com mais dificuldades, tenham uma melhor compreensão da disciplina e evoluam seus conhecimentos de forma contínua, assim como, aperfeiçoar a capacidade de entender e compreender diversos softwares, tanto os softwares legados, que costumam ser complexos, quanto os mais modernos que, ao contrário do anterior são, em sua maioria, simplificados.</span></em></p> <p><br><strong><em>Palavras-chave:</em></strong><em><span style="font-weight: 400;"> Refatoração, CI/CD, POO.</span></em></p> Rodrigo Belarmino, Jackson Raniel Florencio da Silva Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/103 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 PROJETO: INSTAGRAM DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS CARUARU https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/110 <p>Este estudo avalia as previsões e os benefícios de criar uma conta no Instagram para o curso de Administração da Universidade de Pernambuco. O objetivo é promover a integração entre alunos, professores e a comunidade acadêmica, além de fortalecer a visibilidade do curso. A conta facilitaria a divulgação de informações importantes, como eventos, palestras, oportunidades de estágio e bolsas, e utilizaria conteúdos visuais (fotos e vídeos) para destacar atividades e conquistas do curso, atraindo potenciais alunos e parceiros.</p> Mabsaily Sousa Oliveira, Luciana Almeida Rodrigues, Vitor Gabriel Bezerra campos, Wisley Eronildo de Melo, Leticia Jayane Santos Sousa de Anadias Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/110 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 Resumo de Experiência de monitoria https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/111 <p><em>A monitoria da disciplina de Economia 1 para os estudantes de Administração do primeiro período da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Caruaru, teve como principal objetivo tornar o conteúdo mais acessível e dinâmico. Observou-se uma dificuldade generalizada na assimilação da matéria, comum entre </em><em>uma parte d</em><em>as turmas de Economia</em><em>. </em><em>A presença de um monitor foi essencial, ajudando os alunos a superar barreiras como falta de tempo, vergonha e medo de tirar dúvidas diretamente com o</em><em>s</em><em>&nbsp;professor</em><em>es</em><em>. Junto ao professor Andresson Fernandes, </em><em>a monitoria</em><em>&nbsp;trouxe uma abordagem prática da Economia aplicada à vida do administrador. Foram realizadas atividades como pesquisas acadêmicas, redações, resumos e revisões de conteúdo.Os principais desafios incluíram a falta de tempo para equilibrar as atividades da monitoria com o extenso conteúdo da disciplina, além das dificuldades dos alunos, que trabalham e moram longe. Para resolver isso, foram organizadas monitorias virtuais aos finais de semana, em dois turnos, para maximizar a participação</em><em>. </em><em>A experiência foi gratificante, proporcionando uma nova visão da disciplina, com feedbacks positivos dos alunos, que demonstraram maior compreensão e participação, incluindo aqueles de períodos mais avançados</em><em>, que se encontravam aflitos em refazer &nbsp;a disciplina</em><em>.</em><em>&nbsp;Essa experiencia me motivou a fazer novas monitorias e continuar no mundo acadêmico.</em></p> renan ushiro Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/111 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000 O Resumo da experiência de monitoria https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/107 <p>A monitoria em Economia Regional e Urbana visa oferecer suporte adicional aos alunos, reforçando conteúdos e promovendo discussões aprofundadas sobre temas centrais da disciplina. O monitor atua junto ao professor orientador, ajudando na resolução de dúvidas, na preparação para provas e no apoio à elaboração de trabalhos acadêmicos. São utilizados métodos como estudos dirigidos, estudos de caso e uso de materiais complementares, focando na aplicação prática dos conceitos. A experiência beneficia tanto os alunos, que reforçam seus conhecimentos, quanto o monitor, que desenvolve habilidades como liderança e comunicação, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos.</p> Nathielly Alves, Fernando Pontual de S. Leão Júnior Copyright (c) 2025 Jornada Científica e de Extensão https://upecaruaru.com.br/index.php/jce/article/view/107 Mon, 17 Mar 2025 00:00:00 +0000