Resumo da experiência de monitoria na disciplina de Programação 3 2025.2.
Palavras-chave:
Monitoria, Projeto Orientado à Objetos, JavaResumo
Introdução:
Este resumo apresenta um relato de experiência sobre a monitoria acadêmica na disciplina de Programação 3, ofertada no curso de Sistemas de Informação da Universidade de Pernambuco, Campus Caruaru, no período 2025.2. A disciplina, focada na vivência de Projetos Orientados à Objetos (POO) com a linguagem Java, abrange também o estudo de boas práticas de desenvolvimento e a aplicação de Design Patterns. Tais conhecimentos são consolidados no desenvolvimento de um projeto final, o que torna o papel do monitor necessário no auxiliar os estudantes em suas dificuldades práticas e conceituais.
Objetivo:
A monitoria na disciplina de Programação 3 tem como objetivo fortalecer o aprendizado dos estudantes nos conceitos de POO e na utilização da linguagem Java; e, em segundo lugar, realizar o acompanhamento contínuo dos projetos desenvolvidos pela turma.
Metodologia:
A metodologia de suporte aos alunos acontece de duas maneiras. A atuação presencial ocorre às sextas-feiras, com foco na resolução de dúvidas durante as atividades práticas. Já o suporte online é realizado através de um canal na plataforma Discord, dedicado à comunicação e ao acompanhamento dos projetos das equipes ao longo da semana.
Resultados:
A monitoria ainda está em curso, ainda assim, vem apresentando resultados muito positivos. A boa receptividade por parte da turma é observada através da participação dos alunos durante as aulas. Os encontros presenciais de sexta-feira mostram-se bastante produtivos, pois a resolução rápida de dúvidas e o auxílio direto no código ajudam os alunos a superar dificuldades e a avançar de forma contínua nos projetos que estão sendo desenvolvidos.
Conclusões:
Para o restante do semestre, a expectativa é que as dúvidas dos alunos se tornem mais complexas e focadas na arquitetura do projeto. O canal no Discord será a ferramenta principal para acompanhar os grupos e ajudar nessas discussões, garantindo que os estudantes tenham o suporte necessário para entregar um bom trabalho final.
