Monitoria na disciplina de Banco de Dados II: Um relato de experiência no semestre de 2024.1
Resumo
A monitoria na disciplina de Banco de Dados II é um projeto de suporte e suplementação que, no semestre de 2024.1, foi um instrumento de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de reforçar conteúdos e esclarecer dúvidas, a monitoria incluiu aulas de revisão, debates e reuniões online, por meio da plataforma Google Meet. A monitoria ofereceu suporte adicional para complementar o ensino e facilitar a compreensão de conceitos abordados em sala de aula pela professora. Os principais tópicos abordados na monitoria foram sobre o funcionamento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, especialmente sobre gerenciamento de transações e controle de concorrência, com gravações disponibilizadas para posterior consulta. As atividades da monitoria incluíram revisões de conteúdo, esclarecimento de dúvidas e discussões sobre atividades práticas, com o objetivo de aprofundar a compreensão e aplicação desses conceitos. Além disso, as aulas de revisão foram ajustadas conforme a necessidade dos alunos, para abordar tópicos específicos em que os estudantes apresentavam maiores dificuldades. Organizada semanalmente, a monitoria contou com um diferencial: aulas de revisão gravadas, debates via WhatsApp e reuniões online pelo Google Meet, gravadas e disponibilizadas no Google Drive para acesso posterior, atendendo aos alunos que não puderam participar presencialmente. Essa abordagem flexível aumentou o acesso ao conteúdo e facilitou o aprendizado. As sessões de revisão e debate foram planejadas para cobrir os principais pontos da matéria e proporcionar uma interação mais dinâmica com o material, permitindo aos alunos uma melhor preparação para as avaliações. A monitoria foi uma experiência de valor significativo, principalmente devido ao apoio contínuo da professora orientadora. O treinamento inicial e as orientações regulares foram importantes para a execução das atividades de maneira eficaz, fornecendo uma base sólida para a organização das aulas e correções. Essa comunicação constante fez com que a organização das aulas de revisão e as correções fossem executadas corretamente. No entanto, um dos principais desafios foi desenvolver um método que pudesse atender a todos os alunos de forma justa, sem exigir recursos excessivos ou comprometer o tempo disponível. Além disso, conciliar a monitoria com outras responsabilidades acadêmicas e pessoais foi um desafio adicional para os dois monitores. Entretanto, essa barreira foi superada através do acompanhamento diário informal e da constante disponibilidade dos monitores por meio de ferramentas virtuais, como WhatsApp e Google Meet. Essas ferramentas permitiram oferecer suporte contínuo e resolver dúvidas de forma ágil, mesmo fora do horário das atividades presenciais. A integração dessas ferramentas com as atividades da monitoria facilitou a comunicação e a resolução de problemas, garantindo que os alunos pudessem obter o suporte necessário a qualquer momento. Em 2024.2, e diferente dos últimos semestres, a disciplina de Banco de Dados II não teve estudantes reprovados, podendo a monitoria ter contribuído para essa situação de sucesso. A participação ativa dos alunos nas atividades, juntamente com a ausência de reprovações, indica que a abordagem adotada pode ter sido bem-sucedida. Apesar dos desafios, como a falta de uma avaliação formal da eficácia da monitoria e a dificuldade de coordenar horários com os alunos, o contato contínuo e a abordagem flexível dos monitores proporcionaram uma experiência proveitosa, contribuindo positivamente para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal e profissional.